Chess Human Resources

Chess nas Redes Sociais:

linkdien youtube rss

Blog

gmais
Por Michele Gelinski em | 08.10.2019 às 09h55

Como ser um consultor de carreira, jobhunter ou headhunter

Como ser um consultor de carreira, jobhunter ou headhunter

Por acompanhar diariamente o mercado de trabalho me deparo com a completa banalização e comercialização de “cursos” para se tornar um HeadHunter, ou um Consultor de Carreiras. O detalhe é que, é informado aos incautos interessados, somente o valor do investimento. As demais informações, como Instituição credenciadora para emissão de certificados, conteúdo programático, profissionais docentes, são omitidas, e, se questionadas através de formulários solicitado, não são respondidas.

\\r\\n

Tenho vivência de mais de 20 anos no mercado de Outplacement/Recolocação Profissional. Atuo como Consultora de Carreiras, Jobhunter, Coach e Analista DISC desde 05/1999. Investi tempo e recursos na minha formação profissional, busquei me aprofundar em áreas de conhecimento, e mantenho-me atualizada. Então, conversei com inúmeros executivos de diversas áreas, questionando-os como se tornar um profissional especializado em Hunting de Talentos, ou como trabalhar com Recolocação Profissional.

\\r\\n

Todos com vivência consolidada em suas áreas de atuação foram unânimes em afirmar que, não se é um Consultor por meio de um “curso”. Na verdade, foram enfáticos em dizer que não existe um “curso” específico para ser um Consultor de Carreiras/Headhunter e trabalhar com recolocação profissional. A grande maioria desses executivos com quem conversei, compartilham sua vivência inicial na base, se apropriando de conhecimento, assumindo complexidades e desafios maiores e dessa forma, ascenderam em sua carreira, acumulando expertise para compartilhar com os demais profissionais, assessorando-os em sua recolocação/transição de carreiras. Portanto, a vivência consolidada de cada um é que o credencia em sua atuação, após anos de prática.

\\r\\n
\\r\\n
\\r\\n
\\r\\n
\\r\\n
\\r\\n
Então, gostaria de compartilhar minha percepção: para ser consultor de carreiras ou trabalhar com recolocação profissional, é obrigatório ter bagagem para compartilhar conhecimento e vivência acumulados na prática diária. Acredito que se houve atuação nas áreas de RH (R&S, T&D), seja um diferencial, pela identificação com o mercado de trabalho e familiaridade com áreas de atuação, boas práticas de gestão corporativa, descoberta e desenvolvimento de potencialidades/gaps. Para esses profissionais oriundos de RH, a Consultoria de Carreira pode ser um processo facilitado, pois já atuam com análise de perfil profissional, gestão de carreira, possuem conhecimento técnico e competências para compreender as sutilezas no perfil profissional, adequando-os à demanda de contratação de empresas, em conformidade com cultura, clima, missão, visão e valores, particulares de cada corporação.
\\r\\n
\\r\\n
\\r\\n
\\r\\n
\\r\\n
\\r\\n

Estes profissionais e executivos afirmam que nenhum curso lhes proporcionou tamanho conhecimento do que sua própria vivência, seja em empresas, na interação com outras áreas de atuação, seja na base do RH (R&S, T&D) e com o convívio diário com profissionais de diferentes áreas, e seus próprios assessorados. Novamente, o “tornar-se” Consultor de Carreiras, é um processo, uma construção diária, um fazer-se, considerando a vivência acumulada nos anos de atuação, no aprendizado, no relacionamento e exercício profissional.

\\r\\n

 

\\r\\n
\\r\\n
Claro que também pode acontecer do profissional dedicar-se à sua área de formação, por exemplo: Engenharia, Medicina, Psicologia, Estatística, Administração, TI e etc., e tornar-se tão especializado no que faz, que, como consequência, “torna-se” Consultor de Carreira” em sua própria área de atuação, virando assim um especialista.
\\r\\n
\\r\\n

Portanto para quem almeja se tornar um Consultor de Carreira, é aconselhável acompanhar tendências de mercado, políticas de gestão de pessoas, boas práticas corporativas, seguir profissionais de grande referência no mercado, pelo seu profissionalismo e credibilidade, pesquisando toda a veracidade das informações.

\\r\\n

E se me permite: Aprenda com sua vivência, respeite cada etapa de sua trajetória, valorize-se como pessoa e, sobretudo, como profissional e não espere a chancela do outro (ou o certificado de um “curso”) para se dar o devido valor. Trace um propósito, uma meta, invista e confie em você, imprima sua marca, defina seu próprio estilo, SEJA VOCÊ e não queira ser igual a outro alguém. Pois VOCÊ pode ser melhor!

\\r\\n

E por fim, todos os profissionais e executivos com quem conversei, também são unânimes em afirmar que o Consultor de Carreira que atua com recolocação, profissional e ético, com uma carreira pregressa consolidada e história de vida com valores bem definidos, é um agente de impacto e mudança na vida de pessoas, e que cada interação é um aprendizado e portanto, um “fazer-se” contínuo, afinal, são pessoas que transformam tanto pessoas como empresa. E por essa razão amam o que fazem, pois acreditam, respeitam e valorizam o potencial humano.

\\r\\n

E que fique claro: nada contra o profissional investir na qualificação profissional, muito pelo contrário, oriento e muito os profissionais a buscarem conhecimento que agreguem para suas carreiras, desde que o “curso” pretendido seja certificado por Instituições reconhecidamente idôneas no mercado, com investimentos justos e conteúdos alinhados ao mercado.

\\r\\n

https://administradores.com.br/artigos/como-ser-um-consultor-de-carreira-jobhunter-headhunter?fbclid=IwAR0rzb2ZnSyH8XLZwFpqEhYW65Yb4H-eToCAwm-6ZvpNNfV9lE7At_Zd300

0 Comentário

Carregar mais...

Deixe seu comentário